Rui Manuel Amaral

História do dito cujo

In Uncategorized on 15/01/2011 at 14:28

No âmbito da disciplina de Português, os alunos do 5º B da Escola do Cerco, no Porto, escreveram um texto inspirado na “História do dito cujo”, um dos contos incluídos em Doutor Avalanche.
Eis o original e o texto do 5.º B, que muito agradecemos.

Até gritou:
– Parexo o porgo do Xreg! Tenho ox olhox guadradox e um narix gigante, até parexo o Pinóguio. Gue maldita pláxtiga, gaxtei a minha mexada toda nela e ainda figuei pior do gue aguilo gue extava. Paga além de ter figado com exte axpegto horrível ainda figuei com difiguldadex na fala. Não tenho xorte nenhuma…Mas agora gue poderei eu faxer? Xerá gue poxo reglamar? Pelo menox, vou tentar… O que significa: “Pareço o porco do Shrek! Tenho os olhos quadrados e um nariz gigante, até pareço o Pinóquio. Que maldita plástica! Gastei a minha mesada toda nela e ainda fiquei pior do que aquilo que estava. Para além de ter ficado com este aspecto horrível ainda fiquei com dificuldades na fala. Não tenho sorte nenhuma…Mas agora que poderei eu fazer? Será que posso reclamar? Pelo menos vou tentar…”
A caminho do consultório as pessoas começaram a pensar e também a comentar:
– O que será que aconteceu aquele sujeito? Deve ser maluco! Quer ser aquela personagem, o Gregor Samsa.
Chegado à clínica, dirigiu-se ao balcão:
– Eu gueria reglamar a plaxtiga gue fix.
O que significa: “Eu queria reclamar a plástica que fiz.”
Mas a empregada não percebeu e pediu:
– Pode repetir? Não entendi.
E ele disse:
– É mexmo ixo gue vim gá dixer, depoix da operagão figuei gom exte terrível axpegto e a minha fala figou axim.
O que significa: “É mesmo isso que vim cá dizer, depois da operação fiquei com este terrível aspecto e a minha fala ficou assim:”
Foi então que decidiram marcar de imediato uma nova operação. Depois desta intervenção médica é que ficou finalmente como queria e com a fala recuperada. Ele pensou assim:
-Não quero fazer mais plásticas. Porque cada qual é quem é.

Deixe uma Resposta

