Rui Manuel Amaral

“Doutor Avalanche”, segundo João Morales (revista “Os Meus Livros”)

In Uncategorized on 05/12/2010 at 10:27

Polaroids literárias

“Rui Manuel Amaral regressa às curtas narrativas, histórias em que o impacto é dado pelo final ou, na sua maioria, pela forma como a narrativa se desenvolve – recolhendo elementos do universo do absurdo, de uma linguagem levemente poética ou da estranheza concedida pelos nomes e situações. Como muitos já perceberam, este é o universo criativo habitualmente associado às chamadas micronarrativas (designação que o próprio autor rejeita), género que tem vindo a conhecer um novo fôlego nos anos mais recentes.

A qualidade dos referidos apetrechos literários é razoavelmente boa, na escrita de Rui Manuel Amaral, o que lhe concede uma leitura agradável e proveitosa, recompensando o leitor com a sensação de fazer parte desse universo, inventado a cada página: ‘A eternidade é uma chatice. Mas cada morto tem o seu método particular de combater o tédio’, reflecte o autor no início de um dos textos.

É isso que se passa também com este tipo de escrita, a fórmula parece ser una, pronta a ser plasmada nos textos de cada um, mas, naturalmente, não é bem assim. Rui Manuel Amaral poderá não habitar o zénite deste formato, mas está no bom caminho e sabe manejar a linguagem: ‘Era um homem muito sábio e muito velho chamado Gildrig Glumdalclitch. Gildrig tinha três filhas: Anabel, Arabel e Isabel. Na verdade, tinha apenas duas, Anabel e Arabel, a terceira fui eu que inventei.'”

Avaliação: 4/5.

João Morales, revista Os Meus Livros, Dezembro de 2010.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: