Rui Manuel Amaral

“Doutor Avalanche”, por Sérgio Almeida (Jornal de Notícias)

In Uncategorized on 05/11/2010 at 09:28

“Quem leu ‘Caravana’, o livro com que se estreou na publicação há dois anos, saberá que Rui Manuel Amaral não faz parte da imensa maioria de autores debutantes que insistem em escrever de acordo com os ditames de determinada época, numa espécie de moda ‘prêt à porter’ mas ainda mais descartável do que esta.

Só assim se explica que as suas narrativas não só sejam protagonizadas por personagens, no mínimo, insólitos (Lazarus Leumorfis, Grugur Buxtorfius, Innocentius Prioris, Troysler Heusinkveld…) como envolvam situações desafiadoras da lógica. Ao longo destas micro-histórias encontramos deuses concebidos em laboratórios, homens que após uma noite de folia acordam dentro de uma garrafa ou pernas postiças que caminham sozinhas. Em todas estas suposições literárias prevalece o desejo de propor mundos que transgridam o senso comum e nos façam acreditar no poder redentor dos livros.

Além de manter intacta a inventividade já anteriormente demonstrada, Rui Manuel Amaral aprofunda um conjunto de técnicas narrativas que confirmam o seu talento.

Influenciado por um naipe de venerandos autores como Mário Henrique-Leiria, Rabelais, Swift, Cervantes, Sterne, Fielding ou Gógol, Rui Manuel Amaral vale-se do absurdo para impor uma inventividade a todos os títulos notável que vai muito além da brevidade que pauta estas narrativas, nas quais sobressai uma escrita tão depurada quanto cortante.”

Sérgio Almeida, Jornal de Notícias, 4 de Novembro de 2010.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: